fbpx

Como ajudar o gato a se refrescar no verão

O verão é mesmo uma delícia, mas ninguém escapa daqueles dias mais quentes e um tanto desconfortáveis. Tem momentos em que nem o ventilador dá conta de manter o ambiente mais fresco. E nesse grupo podemos incluir nossos gatinhos.

Quando falamos sobre formas de se refrescar no verão, alguns tutores pensam automaticamente em uma tarde na piscina, um bom banho de água fria e até mesmo em um sorvete ou chá gelado. Mas será que essas técnicas para refrescar funcionam também com os nossos felinos?

Ah, e precisamos lembrar que nem todos os bichanos são fãs de água. Na verdade, alguns têm a tendência de correr ao menor sinal de banho. O que sobra então para os tutores é um enorme desafio em mãos e a oportunidade de serem criativos nos cuidados com os pets no verão.

SOS Cat Zone: como ajudar o gato a se refrescar no verão?

Mas não se preocupe! Você não está sozinho nessa árdua tarefa. O bem-estar e saúde do seu bigodudo é a nossa missão e, por isso, trouxemos algumas dicas de como ajudar o gato a se refrescar no verão.

Sabemos que cada pet tem suas particularidades e seus próprios hábitos e comportamentos. No entanto, as dicas abaixo são bem simples e funcionam com qualquer peludinho. Ah, e caso você tenha animais de outras espécies em casa também, a maioria das dicas são aplicáveis. Vamos lá?

Mantenha seu gatinho hidratado

É isso mesmo, não tem segredo! A primeira dica é manter seu gatinho sempre hidratado e garantir que ele tome água frequentemente. Isso porque, especialmente no calor, é natural que os felinos sintam mais sede e precisem de uma quantidade maior de água por dia.

E o que melhor para refrescar do que tomar um bom gole de água limpa e bem fresquinha?

Caso seu peludinho não seja assim tão habituado a beber água o tempo todo, tente ser um pouco mais criativo. Disponibilize vasilhas com água em vários cantos da casa, deixe os recipientes perto de seus brinquedos preferidos e em locais onde ele passa mais tempo.

Uma estratégia que pode dar muito certo, e aí depende bastante do perfil do seu gatinho, é colocar pequenos brinquedos impermeáveis dentro de uma grande vasilha de água. Se ele não for medroso em relação à água e quiser tentar pegar, pode ser até que se anime a tomar alguns goles.

Alguns gatinhos também adoram beber água direto da torneira. Então já sabe, né? Vale a pena deixar uma torneira ou outra levemente aberta, apenas para correr um fio de água que dê para chamar a atenção do seu gatinho.

Ah, e nada de desperdiçar água, combinado? Caso deixe a torneira aberta, encontre uma forma de reservar aquela água para usar depois. Pode só tampar o ralo da pia ou colocar uma vasilha ou pequeno balde por baixo.

E não se esqueça que, quanto mais difícil, mais divertido para eles. Então, tente abrir as torneiras mais altas.

Escove os pelos do seu gatinho

Se você está lendo esta dica e se perguntando como escovar os pelos do pet podem ajudar a refrescar o gato no verão, nós vamos te explicar.

Escovar os pelos do seu pet não apenas contribui para a estética do animalzinho, mas também evita que ele mesmo tente organizar os fios e acabe com excesso de bolas de pelo no estômago. Ademais, escovar os pelos do pet também reduz aquela camada solta, mantendo-o ainda protegido contra os efeitos nocivos do sol, porém mais fresquinho.

E nada de tosar o seu gatinho no verão, certo? Mesmo que dê a impressão de que ele está sufocando com todo aquele pelo, seu corpo se adapta muito bem às altas temperaturas e ainda conta com o pelo como uma proteção natural.

Tosar o pet no verão para evitar o calor, apenas fará com que ele esteja mais vulnerável a diversas alergias, picadas de insetos e queimaduras. O jeito é escovar sempre que possível, remover o excesso de pelos soltos e, se for muito necessário, apenas aparar as pontas.

E não se esqueça de que, no caso dos gatinhos sem pelo, o verão é uma das estações mais perigosas. Então, investir em protetor solar para pets é uma excelente escolha.

Hora da massagem!

Os animais de estimação, em especial os gatinhos, adoram uma massagem! E isso todo mundo já sabe. Mas a técnica para o verão é tornar o momento relaxante do dia em uma oportunidade de se divertir e se refrescar ao mesmo tempo.

E para isso você só vai precisar de uma toalha úmida e um gatinho brincalhão. Depois, é só dar um jeitinho de esticar seu bichano na toalha e usar as pontas úmidas para massagear o pet folgado.

Mantenha a casa bem ventilada

E esta dica também serve para os tutores que sofrem com as altas temperaturas. Aproveite os dias de sol para abrir as portas e janelas, deixe o ar circular e, aos poucos, o ambiente ficará mais fresquinho.

Os aparelhos de ar condicionado e ventiladores são nossas melhores companhias no verão, mas nada substitui aquela sensação gostosa do vento natural. E podemos garantir que os pets também se sentem assim. Principalmente os gatinhos, que são tão ligados à natureza.

Uma dica é deixar várias portas e janelas abertas ao mesmo tempo, dessa forma você direciona o ar e deixa a casa toda bem ventilada. E caso uma das janelas ou portas receba incidência direta de luz do sol, tornando o ambiente mais quente, uma opção é planejar a instalação de um toldo ou tela de sombreamento.

Se o pet aceitar, ofereça um bom banho

Essa história de que os gatos não gostam de banho é parcialmente verdade. Isso porque nada deve ser generalizado, nem mesmo a aversão por água. Muito ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, alguns gatinhos são tão fãs de banho que esperam ansiosamente pelo momento da limpeza.

Tudo é uma questão de hábito e, é claro, respeitar os limites e preferências do seu felino. Os bigodudos que cresceram acostumados ao banho, não dão trabalho algum e até mesmo se divertem!

Pensando nisso, a Cat Zone dedicou toda uma linha para a higiene do seu bichano, com shampoo para gato totalmente seguro, com cheirinho agradável aos pets e que limpa sem agredir a saúde do seu peludinho.

Além de deixar o pet limpinho e cheiroso, o banho ainda ajuda a refrescar e manter a saúde do seu gatinho em dia.

Dica extra

Sorvetes de frutas são uma ótima opção para refrescar seus gatinhos. Experimente prepará-los nos sabores melancia, melão, pera, maçã e banana. Ah, e os ingredientes são apenas frutas e água, combinado?

Gostou das nossas dicas de como ajudar o gato a se refrescar no verão? Então leia também: Dente de gato precisa de cuidados também!

Mais posts!