fbpx

Como ensinar o gato a usar a caixinha de areia: dicas práticas para tutores de primeira viagem

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Obedient Devon Rex Cat Sitting in Litter Box in Living Room

Adotar um pet é sempre uma grande alegria para toda a família. Mas também uma imensa responsabilidade, afinal, os peludinhos precisam de muita atenção e cuidados constantes, principalmente nos primeiros meses de vida.

Por isso, é preciso que os tutores resistam àqueles olhinhos pidões e ensinem, desde cedo, que a casa tem regras e que a disciplina é muito importante. E é claro que tudo isso com muito amor e de formas bem criativas.

Sabemos que a chegada do gatinho é um momento de muitas adaptações, tanto para a família quanto para o bichano. Não importa a idade, todo novo morador de quatro patas influencia diretamente na rotina da casa: seja nos horários, na organização dos itens e, também, na manutenção da higiene do local.

Este último ponto, a higiene, é uma das características preferidas por quem é apaixonado pelos bichanos. Os gatos são, naturalmente, muito exigentes em relação à sua limpeza e, por isso, a convivência dentro de casa se torna muito mais fácil.

Mas seja porque ainda estão no período de adaptação ou porque são muito novinhos, como é o caso dos filhotes, os pets podem apresentar mais dificuldades no começo para algumas regras simples: como o uso do banheiro, por exemplo.

De forma geral, os gatos se adaptam bem à caixinha de areia, mas isso nem sempre acontece logo de primeira e às vezes é preciso que os tutores tenham um pouco mais de paciência. Tudo depende da familiaridade e da confiança, e isso também leva tempo.

Mas se você tem encontrado dificuldades para ensinar o gato a usar a caixinha de areia, não se preocupe! Neste conteúdo trouxemos algumas dicas muito práticas que vão te ajudar neste momento de adaptação. Quer saber mais? Então confira!

Três dicas essenciais para ensinar o gato a usar a caixinha de areia

Assim como acontece conosco, seres humanos, é muito mais fácil aprender coisas novas quando somos crianças. Por isso, também é muito normal que os filhotes aprendam a usar a caixinha de areia mais rápido também.

Porém, se o seu bichano já é adulto, sem pânico! As dicas abaixo, recomendadas por médicos veterinários e adestradores, podem ser trabalhadas com pets de qualquer idade. Sim, até aqueles mais idosos e teimosos.

O primeiro passo é compreender como funciona o processo de aprendizagem e como tudo isso fará sentido para o seu gatinho.

A resposta, na verdade, é bem simples: é tudo uma questão de instinto. Por exemplo, você sabia que os gatos (e outros animais da mesma família) têm o hábito de esconder as fezes para disfarçar o cheiro e apagar seus rastros?

É uma forma de se protegerem de possíveis predadores e se manterem em segurança na natureza. Por isso, na hora de “usar o banheiro”, os peludinhos geralmente buscam por locais com terra ou areia.

Então, basta deixar a caixinha de areia em locais estratégicos e de fácil acesso! Já é um primeiro passo.

Crie uma rotina com seu gatinho

Você sabia que os gatos são animais que prezam muito por uma rotina de hábitos? Mudanças excessivas ou quebra de rotina podem deixar seu peludinho muito estressado e, consequentemente, desobediente.

Por isso, é muito importante tornar “a ida ao banheiro” um hábito regular. Mantenha caixinhas de areia espalhadas pela casa nos locais mais frequentados pelo seu gatinho, e as mantenha sempre no mesmo lugar.

Uma técnica muito boa também é ensinar o seu gatinho o caminho da caixinha de areia sempre nos mesmos horários. Pode ser logo pela manhã, depois do almoço e um pouco antes da hora de dormir. Pegue seu peludinho nos braços e o leve direto para a caixinha, espere até que ele faça suas necessidades (mas não fique olhando!) e, mais tarde, repita o processo.

Essa nova rotina será muito agradável para o seu peludinho e logo você perceberá que ele nem te esperará mais. Irá sozinho, direto para a caixinha.

Aqui é preciso ter muita paciência e entender que cada bichano tem o seu próprio tempo. É normal que, logo nas primeiras semanas, seu pet faça suas necessidades fora da caixinha ou em locais inapropriados. Por isso, fique muito atento aos sinais!

Sempre que seu pet começar a arranhar o chão ou agachar, em posição de quem está prestes a fazer cocô, pegue-o com muito cuidado e o leve direto para a caixinha de areia. Aos poucos ele vai compreender que ali é o local ideal e que é dessa forma que deve ser feito.

Ensine seu gatinho quais são os locais proibidos

Pode ser também que, no começo do processo de adaptação, seu gatinho confunda vasos de plantas ou a terra do jardim com a caixinha de areia. E sabemos que isso pode ser um problemão a longo prazo!

Então uma solução simples e rápida é contar com a ajuda de um demarcador de locais proibidos, como o educador de hábitos Aqui Não!, da Cat Zone.

O mesmo pode ser feito em outros locais da casa vítimas das necessidades fisiológicas dos peludinhos, como o sofá, a cama, o tapete e o espaço debaixo dos móveis.

Mantenha a caixa de areia sempre limpa

Bom, já sabemos que nossos bichanos são animais muito higiênicos, então nada de caixinha de areia suja, combinado? Isso pode fazer com que seu gato se recuse a usá-la, procurando outro local para fazer suas necessidades.

Há casos de gatinhos que, tão acostumados com a caixinha de areia, ao encontrá-la suja, simplesmente ficam “sem usar o banheiro”. Isso é muito prejudicial para a saúde do seu pet, por isso, se assegure de que o local está adequado para uso.

A areia deve ser limpa todos os dias, com a ajuda de uma pá própria para isso. Basta remover as fezes secas e enterradas e jogá-las direto no lixo. Porém, pelo menos uma vez por semana, é preciso fazer a troca de toda a areia da caixa.

Tome muito cuidado com a seleção de produtos para a limpeza. Isso porque os gatinhos são mais sensíveis a odores e se incomodam muito com os cheiros estranhos. Opte pela compra de areias sem cheiro e conte com o suporte do limpador de caixinha de areia da Cat Zone que, além de eliminar bactérias causadoras de doenças, ainda limpa sem deixar odor ou agredir o olfato dos peludinhos.

Gostou das nossas dicas sobre como ensinar o gato a usar a caixinha de areia? Então leia também: Dente de gato precisa de cuidados também!

Mais posts!

Cuidados

Dicas para cuidar do gato no verão

O verão é uma das estações do ano preferidas dos humanos, nós sabemos bem, mas como será que os bichanos lidam com os dias mais