fbpx

Como facilitar a adaptação de gatos?

Você está se preparando para criar seu primeiro gato? É melhor planejar com antecedência, se puder. Tudo o que você pode fazer é obter alguns itens e providenciar um check-up veterinário completo. Se o seu gato for um adulto experiente, ele se sentirá em casa muito rapidamente.

O período de acomodação pode ser traumático para o recém-chegado, o que pode ser amenizado por um tratamento delicado e amoroso da parte do tutor. É importante que você estabeleça ‘regras domésticas’ e hábitos que seu gato possa seguir durante o resto do tempo em sua companhia:

Preparando a casa

Você precisará obter mais alguns itens: uma cesta de dormir ou caixa para cama, comedouros e ração, uma caixa de areia para ele fazer as necessidades e a areia para gatos. Outros itens, como arranhadores e brinquedos, podem ser comprados posteriormente.

Levando seu gato para casa

É importante que ele conheça seus limites. Se você conseguir estabelecer uma rotina, rapidamente ela funcionará a seu favor. Posicione a cama em um canto calmo, pouco iluminado e aconchegante Se permitir que o seu gato durma numa cadeira ou sofá, é aconselhável cobri-lo com uma manta lavável para limpeza e higiene; os gatos são criaturas de hábitos e serão rápidos em adotar um ou mais lugares favoritos para dormir!

Onde quer que o gato durma, deve ter acesso a caixa de areia. Idealmente, esta deve ser posicionada de forma a dar privacidade ao gato e deve permanecer no mesmo local. A Cat Zone tem a areia mais usada pelos donos de pet, com boa formação de torrões e grande poder de absorção, uma ótima pedida para ter em casa.

Sobre a alimentação, escolha uma posição que permita que o gato coma sem ser perturbado e, se houver mais de um gato – ou outro animal de estimação – forneça comedouros para cada um.
Um poste de arranhar é benéfico se o seu gato estiver confinado dentro de casa. Mesmo os gatos com liberdade para vagar e arranhar as árvores, ocasionalmente tentam afiar suas garras em sua peça de mobília ou tapete favorito. É melhor manter um poste para arranhar perto de onde eles dormem para usar ao acordar.

Acomodação e segurança

Quando você traz seu gato para casa pela primeira vez, certifique-se de fechar todas as janelas e portas e, em geral, garanta de que a área é segura. E nunca permita que eles pulem no fogão – pode chegar uma hora que está quente, com uma panela de água fervendo ou óleo prestes a virar. Cuidado com os cabos elétricos, os gatinhos gostam de mastigar e morder as coisas. É melhor desconectar todos os aparelhos não utilizados e ensinar ao seu gato que os cabos são um “tabu”!

Durante as primeiras horas ao chegar em casa, seu gato vai querer explorar cada cantinho – descobrindo cada novo cheiro com interesse. Esteja pronto para diverti-lo, mas deixe seu gato dormir sempre que necessário.

Um sinal comum de que seu gato está se adaptando é quando ele começa a se limpar. Agora seria a hora de oferecer-lhe um pouco de comida. Após a alimentação, mostre a caixa de areia e para imprevistos na hora das necessidades, use um bom educador sanitário, o Aqui Não da Cat Zone, é uma boa dica! Você sabia que Cat Zone tem uma linha exclusiva para os cuidados com gatos? De banho, casa, acessórios e snacks, as opções são variadas e pensadas em satisfazer essa experiência entre tutor e seu pet. Clique aqui e conheça nosso portfólio completo!

Mais posts!

Para que serve o bigode do gato?

O bigode do gato, feito de fios de queratina, é essencial para o equilíbrio do animal e jamais pode ser tosado ou cortado. Isso porque,