fbpx

Como saber se sua gata está no cio?

Sua gata está agindo de forma estranha e você está se perguntando: “O que há de errado com ela?” É provável que ela esteja no cio. Pra te ajudar a identificar os sinais, leia o conteúdo que Cat Zone preparou pra você!
Primeiramente “cio” quer dizer período fértil, pronta para o acasalamento. Esse ciclo ocorre quando a gata atinge a puberdade, mais ou menos dos seis aos 10 meses de idade. Agora, vamos conferir alguns comportamentos comuns nesse período:

Miados mais constantes

Os miados são mais intensos e dão a impressão até de que estão angustiados. Mas aqui vale uma ressalva, se sua gata já é barulhenta normalmente e, identifique outros sinais.

Carência

Ela pode se esfregar contra móveis, portas e especialmente entre suas pernas para espalhar seu cheiro natural, que está diferente nesse ciclo.

Mudança na área íntima

A área genital provavelmente ficará inchada, o que pode ser desconfortável para sua gatinha. Como forma de amenizar, ela passar mais tempo cuidando desta região.

Fica mais “saidinha”

Se a sua gata estiver no cio, ela pode querer passear ao ar livre para espalhar seu cheiro e achar um macho receptivo.

Como faço para acalmá-la?
Não há muito que você possa fazer pela sua gata quando ela estiver no cio, além de mantê-la longe dos machos. Uma gata no cio exigirá algum trabalho extra e atenção. Se não que cruzar sua gata, você deve esterilizá-la pelo seu veterinário para evitar esse ciclo e o risco de uma ninhada inesperada.

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Gato sozinho em casa: descubra como fazer a adaptação

Mais posts!

Para que serve o bigode do gato?

O bigode do gato, feito de fios de queratina, é essencial para o equilíbrio do animal e jamais pode ser tosado ou cortado. Isso porque,