fbpx

Entenda como funciona a visão dos gatos


Tem quem não admire a beleza dos olhos dos gatos? Eles são intensos e chamam a atenção, mas já parou para pensar como funciona a visão dos gatos? Se você acha que eles enxergam como nós, está enganado. Os gatos não enxergam tantas cores, mas também não vêem em preto e branco como muitos pensam.

Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem ver os detalhes dos objetos.

E os olhinhos brilhando no escuro? Essa é uma situação bastante comum, mas que é interpretada erroneamente; na verdade, o olho do gato não brilha em qualquer situação. Esse brilho que a gente vê nada mais é do que o reflexo da luz captada por uma membrana que se situa na parte de trás dos olhos dos gatos, chamada de tapetum lucidum. Sendo assim, qualquer raio de luz presente no ambiente é facilmente capturado por essa membrana, fazendo com que o brilho no olhar do gato se sobressaia. Já em um ambiente que não tem nenhum resquício de luz, os olhos não irão brilhar. 

Outra curiosidade sobre os olhos dos gatos é o fato de alguns bichanos terem olhos em cores distintas. Essa é uma condição chamada heterocromia, relativamente comum nos bichanos, ela pode ocorrer em várias espécies de animais e, inclusive, em humanos. 

A heterocromia pode se manifestar de formas distintas: setorial, na qual apenas uma parte da íris apresenta a cor diferente; central, em que existem duas cores principais concêntricas; e total, ou seja, cada olho tem uma coloração distinta. 

Mais posts!