fbpx

Para que serve o bigode do gato?

O bigode do gato, feito de fios de queratina, é essencial para o equilíbrio do animal e jamais pode ser tosado ou cortado. Isso porque, ele promove bem-estar e auxilia na movimentação e orientação do bichinho.

Sem esses charmosos fios, os felinos podem ficar inseguros e desorientados, além de apresentar dificuldades para realizar atividades corriqueiras, como andar ou correr em linha reta, saltar e subir em móveis, ou ainda andar no escuro. As terminações nervosas dos bigodes dos gatos são muito sensíveis ao toque e isso é muito importante para se guiarem no escuro. 

O bigode de gato, ou vibrissas, que é o seu termo científico, são duas vezes mais espessos que os pelos normais. Eles também ficam três vezes mais profundos na pele quando comparados aos outros. Mas, afinal, para que eles servem? 

Entenda o bigode do gato

Existem aproximadamente 24 vibrissas localizadas em seu lábio superior (12 de cada lado), e essas estão divididas em quatro linhas. As duas linhas superiores podem se mover, independentemente das linhas inferiores. Os outros bigodes estão localizados no lábio inferior, lateral da face, acima dos outros e na parte de trás das patas dianteiras. 

Além disso, o comprimento dos bigodes (que, de maneira geral, corresponde ao comprimento da parte mais larga do corpo do felino) também auxilia no equilíbrio e localização do animal, que calcula distâncias, espaços e se aventura apenas em lugares que seus bigodes confirmam que ele caberá sem sofrer acidentes.

Dessa forma, o felino não precisa fazer uso da língua ou dos seus olhos para caçar, já que as vibrissas lhe apontam todas as informações necessárias sobre espaço, distâncias, força e orientação do vento.

Importante, sob nenhuma hipótese apare ou corte os bigodes do seu felino. Como já foi dito, o tamanho do bigode corresponde a maior largura do corpo do animal. Dessa forma, gatos maiores possuem bigode mais compridos, justamente para preservarem sua noção espacial. 

Mais posts!

Para que serve o bigode do gato?

O bigode do gato, feito de fios de queratina, é essencial para o equilíbrio do animal e jamais pode ser tosado ou cortado. Isso porque,